Projeto “Aprender Dentro da Nossa Vila – Um Encontro com Abílio” em exposição até final de julho
A exposição de trabalhos dos alunos do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, desenvolvidos no âmbito do projeto “Aprender Dentro da Nossa Vila: Um Encontro com Abílio” e para apreciar no Museu Abílio de Mattos e Silva, foi prolongada até ao final do mês de julho.
O projeto, integrado no Projeto Cultural de Escola do Plano Nacional das Artes, em articulação com o Serviço Educativo dos Museus da vila de Óbidos, foi trabalhado no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, e pretendeu aproximar os alunos do património artístico, histórico e cultural local, por um lado, e promover, por outro, a ligação entre escola, museu, vila, família e comunidade educativa.
Inspirado na obra de Abílio de Mattos e Silva, o projeto procurou desenvolver a sensibilidade estética, a criatividade e a capacidade de observação dos alunos, incentivando-os a interpretar a vila e o património envolvente através de diferentes linguagens artísticas.
Ao longo de várias semanas de trabalho, os alunos exploraram conceitos fundamentais da Educação Visual como forma, cor, composição, espaço, comunicação visual, técnicas de pintura, expressão plástica, construção e sustentabilidade.
A visita aos espaços museológicos e patrimoniais permitiu transformar a vila num lugar de aprendizagem ativa e interdisciplinar. Através desta abordagem, os alunos foram convidados a observar, interpretar e a reinventar Óbidos, cruzando arte, património, história, identidade local e consciência ambiental. Este tipo de experiência evidencia as potencialidades de estudos transdisciplinares, permitindo articular diferentes áreas do conhecimento e promover aprendizagens significativas, contextualizadas e próximas da realidade dos alunos.
Dos vários processos criativos resultaram trabalhos diversificados, refletindo diferentes olhares e formas de expressão: maquetes de museus imaginários, desenhos inspirados no olhar do artista e do visitante, cenários e figurinos para bailados e peças de teatro, representações da vila em aguarela, interpretações artísticas da visita ao museu, projetos de reutilização de plástico “A Pegada do Plástico”, bem como maquetes e ilustrações dedicadas aos temas “Os Corpos, Abílio “e “Óbidos Geométrica”.
A presente exposição constitui o culminar deste percurso artístico e pedagógico, valorizando o trabalho desenvolvido pelos alunos e reforçando a importância da aproximação entre escola, museu e comunidade.
Ao visitar esta mostra, as famílias têm a oportunidade de descobrir o trabalho dos seus filhos, enquadrado numa perspetiva de aproximação à arte e de revisitação da vila de Óbidos através do olhar sensível, criativo e interpretativo dos jovens alunos-artistas.
O sucesso desta iniciativa, no contexto expositivo do Museu Abílio, levou o Município de Óbidos e o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos a prolongar a exposição até ao final do mês de julho.