Óbidos recebe reunião do Comité de Coordenação da Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO
O Geoparque Oeste promoveu em Óbidos, no passado dia 18 de junho, a reunião do Comité de Coordenação da Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO.
O encontro, realizado com a presença do Embaixador Jorge Lobo de Mesquita, presidente da Comissão Nacional da UNESCO, reuniu representantes dos Geoparques Mundiais portugueses (Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros, Estrela, Oeste, Algarvensis e do aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo) e membros observadores, proporcionando um importante momento de partilha de experiências, reforço da cooperação entre territórios e reflexão sobre estratégias conjuntas para a valorização do património geológico, natural e cultural.
Após a reunião, os participantes realizaram uma visita técnica à Lagoa de Óbidos, um dos mais relevantes sistemas lagunares costeiros do país, conhecendo de perto alguns dos valores naturais e patrimoniais do Geoparque Oeste.
Para Filipe Daniel, presidente do Município de Óbidos, receber esta reunião em Óbidos assumiu um significado particularmente especial.
“Embora ainda não integremos formalmente o território do Geoparque Oeste, encontramo-nos a dar passos firmes nesse caminho, com total empenho institucional e uma profunda convicção de que o património geológico, paisagístico, cultural e humano do nosso concelho constitui um contributo relevante para o fortalecimento deste projeto coletivo”.
“Nos últimos meses, temos trabalhado em estreita articulação com a equipa do Geoparque Oeste para reforçar a valorização do nosso território. Um dos exemplos mais visíveis deste compromisso será a instalação, já durante o próximo mês de julho, de seis mesas interpretativas em diferentes geossítios e locais de interesse geológico do concelho. Os seus conteúdos foram desenvolvidos e validados cientificamente em conjunto com o Geoparque Oeste, garantindo a coerência metodológica e comunicacional com as cerca de seis dezenas de estruturas interpretativas já existentes no território geoparque”.
“Este é um investimento que vai muito além da simples sinalização. É uma aposta na educação, na interpretação da paisagem, na divulgação científica e na criação de uma maior consciência sobre o valor do património que nos rodeia”, argumentou o autarca.
A realização desta reunião reforça o compromisso do Geoparque Oeste com a cooperação institucional, o desenvolvimento sustentável e os princípios da UNESCO, contribuindo para a valorização e promoção do património dos territórios geoparque.