
Tapete de flores decora Praça de Santa Maria na Semana Santa
A Praça de Santa Maria, em Óbidos, foi decorada com um enorme tapete de flores confecionado exclusivamente para a Semana Santa. A iniciativa partiu do município e envolveu toda a comunidade, o que valorizou o facto de Óbidos pertencer à Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa.
“Os tapetes de flores são um evento invulgar na região, mas que veio embelezar a Semana Santa de Óbidos, envolvendo um colorido e sensações únicas até pela mensagem que transmite, fruto de um grande esforço por parte da comunidade, que trabalhou durante um mês para obter este resultado simplesmente extraordinário, de muita beleza”, conta a vereadora com o pelouro da Cultura, Margarida Reis.
Tudo isto surgiu de um trabalho realizado durante algumas semanas, onde um grupo de voluntários se dedicou inicialmente à conceção das formas, desenhos e motivos, construindo o que deu forma ao tapete. Os desenhos foram guardados em segredo e na Sexta-feira Santa pelas 8h30 iniciou-se a obra para ficar pronta antes da hora da celebração da “Paixão do Senhor”.
Em Fevereiro deste ano, foi convidada toda a população para realizar um workshop dinamizado pela Associação Espinho Vida – EVida, onde a comunidade obidense teve oportunidade de aprender a técnica para confecionar o tapete.
“Mesmo com pouco tempo, resolvemos avançar ainda este ano com uma lona, representando um momento da Paixão de Cristo, utilizando uma moldura de flores naturais e outra de sal colorido, com desenhos dos bordados de Óbidos em grande dimensão. A conjugação destes elementos identifica Óbidos pela sua riqueza cultural, natural e religiosa”, refere Margarida Reis.
“Quanto à opção de integrar os bordados de Óbidos, foi muito desejado e sugerido por todos os participantes. Algo que foi trabalhoso para implementar com moldes grandes, mas com um excelente resultado”, avança a autarca.
Voluntários que participaram na construção do tapete: Manuel Madureira, Pedro Luís, Anabela Santana, Zita Timóteo, Fátima Simões, Cláudia Pujol, Teresa, Carla, Vicência, Eva, Sylvie, Ricardo João, Jorge Neco, António Alves, Pedro Santos, Tininha Santos, Carina, Carla Marques, José Elias e Rogério Pires.
Entidades que apoiaram a iniciativa: Valter (Ponte Seca) e Idalina (Usseira) oferta de flores e Sal Riamar, oferta de sal.