PTO neutraliza pegada de carbono do seu website

O Parque Tecnológico de Óbidos neutralizou a pegada de carbono associada ao funcionamento do seu website (Web Hosting) dando seguimento à implementação da sua estratégia de responsabilidade ambiental. A neutralização da pegada de carbono foi efectuada recorrendo à emissão de um certificado de produção de energia limpa, gerada a partir de fontes renováveis livres de emissões de CO2, da empresa Vistapura.

O certificado emitido, corresponde à produção de 100 kWh de “Green Energy”, sendo esta a quantidade de energia equivalente ao consumo do alojamento do website do PTO em servidor por um ano e permitirá evitar a emissão de 400 Kg de CO2 para a atmosfera.

A Vistapura, empresa instalada no Parque tecnológico de Óbidos, é uma empresa especializada na produção, em nome de terceiros, de energia limpa a partir de fontes solar e eólica, que permite efectuar a compensação dos consumos de energia da rede e neutralizar a pegada de carbono associada à utilização de sistemas de tecnologias de informação.

Existem mundialmente mais de 226 milhões de websites activos que são responsáveis pela emissão anual de 2.2 biliões de toneladas de CO2 para a atmosfera. Estudos recentes indicam que por volta do ano 2020 as emissões de CO2 associadas à utilização das tecnologias de informação à escala global vão ultrapassar as emissões da indústria aeronáutica tornando-se uma das principais fontes de poluição responsável pelo fenómeno do aquecimento global que poderá causar a subida do nível dos oceanos com consequências catastróficas.

Press Release (pdf)

Other Articles