
Mostra de Jovens Criadores volta a distinguir e a premiar artistas nacionais
Está aberto, até 21 de setembro, o prazo para o envio de candidaturas à Mostra Nacional de Jovens Criadores (MNJC), uma iniciativa que volta a convocar jovens artistas para o mais alargado programa de estímulo à criação.
A iniciativa arranca com uma fase de concurso, passando, depois, por um período de seleção de obras. Termina com uma mostra expositiva e performática dos trabalhos selecionados.
Os projetos deverão ser submetidos online em https://gerador.eu/formulario-mnjc-2024/ até às 20h00 do dia 21 de setembro, com os elementos que constam do regulamento.
Podem candidatar-se jovens portugueses/as ou estrangeiros/as, se residentes em Portugal, com idade máxima de 30 anos à data da candidatura.
As candidaturas podem ser apresentadas individualmente ou em equipa, podendo cada grupo ser constituído por um máximo de três elementos. Nas categorias de música, teatro e dança, as equipas poderão ter até, no máximo, oito elementos.
Nos casos das candidaturas de equipas, a média de idade de todos os elementos deve ser, no máximo, 30 anos, sendo que não poderá existir nenhum elemento com mais de 35 anos.
As áreas artísticas abertas a concurso são: Artes Têxteis, Cinema, Cruzamento Disciplinar, Dança, Declamação, Escultura, Fotografia, Gastronomia, Humor, Ilustração, Literatura, Moda, Música, Pintura e Teatro.
A mostra decorrerá em local a anunciar no último trimestre do ano com todos os trabalhos selecionados expostos ou apresentados.
Será atribuído um prémio pecuniário no valor de 1.000€, em cada uma das áreas temáticas, à proposta mais bem avaliada pelo júri. O anúncio dos/as premiados/as será feito no último dia da Mostra Nacional Jovens Criadores, na gala de entrega de prémios.
Após a realização da MNJC, o IPDJ e o Gerador selecionarão, até ao máximo de 20 obras, para participação nas amostras, uma iniciativa que sublinha a diversidade de projetos apresentados e que terá lugar, em 2025, em quatro localidades a definir.
A MNJC é uma iniciativa do membro do Governo com competência na área da Juventude, gerida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com a plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação, Gerador.
O regulamento está disponível, AQUI.
Mais informação em gerador.eu.