Um Natal sustentável: Óbidos ilumina-se com espetáculo, brilho e consciência

O Acender de Luzes na vila de Óbidos marca, todos os anos, o início das festividades do Óbidos Vila Natal, num ambiente sempre encantador e cheio de brilho.

Este ano, a ocasião coincidiu com o Magusto e celebrou-se ontem, 11 de novembro. Este último trata-se também de um costume muito apreciado pela comunidade local, que vive com agrado estas tradições. O momento foi vivido com intensidade, acompanhado por música e teatro alusivos ao Natal, inspirados no tema deste ano: “A Grande Fábrica do Natal”.

Como manda a tradição, não faltaram as castanhas e o vinho quente, bem como os sonhos e o “Café da Avó”, num momento de partilha e convívio, aberto a todos os que quiseram começar a viver já o espírito do Natal em Óbidos.

“Hoje, ao acendermos as luzes que iluminam as nossas muralhas, ruas, praças e monumentos, acendemos também algo mais profundo:  a luz da esperança, da união e da solidariedade que define esta época e o espírito da nossa terra”, referiu Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos.

“Óbidos é, há muito, um lugar de encanto, cultura e partilha. Mas no Natal, Óbidos transforma-se num espaço ainda mais especial, onde a tradição e a inovação se encontram para criar memórias inesquecíveis. Este momento simboliza o esforço coletivo de todos: trabalhadores municipais, comerciantes e munícipes que, com dedicação, ajudam a fazer do nosso concelho um exemplo de comunidade viva, solidária e sustentável”.

“Hoje, ao vermos Óbidos iluminar-se com as cores e o brilho do Natal, celebramos muito mais do que uma tradição: celebramos a capacidade de criar, imaginar e emocionar”, afirmou, por seu turno, Pedro Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Óbidos Criativa.

“A Óbidos Criativa tem como missão transformar ideias em experiências, e o Natal em Óbidos é uma das expressões mais bonitas dessa visão. Cada luz, cada instalação e cada detalhe deste cenário é o resultado de um trabalho coletivo de artistas, técnicos e parceiros, que fazem da criatividade uma força de desenvolvimento e de união. Faço por isso o convite para que todos visitem o Óbidos Vila Natal de 28 de novembro a 4 de janeiro”.

Aposta na sustentabilidade

A iluminação de Natal na vila de Óbidos é, desde sempre, uma aposta na sustentabilidade, através da reutilização de materiais e da aquisição de materiais que proporcionem a poupança de recursos energéticos. Esta é uma premissa há muitos anos seguida pelo município, e que permite que, embora com adaptações, ano após ano se mantenha um investimento sustentado, sem desperdício nesta área.

Deste modo, o investimento realizado na iluminação este ano rondou os 25 mil euros (em material e mão-de-obra), tendo em conta que o Município de Óbidos e a empresa municipal Óbidos Criativa dispõem de material próprio que foi sendo adquirido ao longo dos anos, em iluminação LED, e a instalação é realizada quer por uma empresa especializada, quer pelos colaboradores da empresa municipal.

Para além da Árvore de Luz com nove  metros, que é já um ícone da iluminação em Óbidos, e que ficará na Praça de Santa Maria, estarão a emoldurar as muralhas e castelo cerca de seis mil metros de luzes e cerca de 30 mil lâmpadas LED, num contorno arquitetónico da vila que a transformará numa paisagem idílica, digna dos melhores presépios de Natal.

Outros elementos de iluminação serão distribuídos pelas principais ruas da vila, criando harmonia entre as fachadas das habitações, adornadas com as suas grinaldas natalícias, e a iluminação que enquadra e ilumina o traçado das ruas, tornando a visita ainda mais especial e envolvente.

Durante o Acender de Luzes, os apontamentos de teatro musical e dança, levados a cabo pela Ofícios com História, e a música do quarteto dos Soldadinhos de Chumbo, bem como o Magusto com castanhas, água-pé, ferraduras e batata-doce como dita a tradição da época, tornaram este acontecimento num espetáculo que abrilhantou ainda mais a ocasião e fizeram antecipar a energia contagiante do Óbidos Vila Natal, que se iniciará a 28 de novembro e decorrerá até 4 de janeiro de 2026.

Other Articles