Jovens de 19 países criaram jogos em Óbidos na PLAYing the Frontier
Um grupo de jovens de 19 nacionalidades esteve em Óbidos, na Praça da Criatividade, para participar na PLAYing the Frontier Game Jam. Durante 48 horas, no âmbito do projeto REPLAY, desenvolvem jogos a partir do tema Fronteiras — o que são e de que forma podem ser ultrapassadas.
Os resultados desta maratona criativa poderão ser jogados no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos (9 a 19 de outubro), na sessão Jogando com Fronteiras, marcada para o dia 15 de outubro, às 18h00, no Museu Abílio de Mattos e Silva, com a participação de Alexander Gerner, Diogo Andrade, Wilson Almeida e Filipe Luz.
O REPLAY é um mestrado internacional integrado no programa Erasmus Mundus. Ao longo de dois anos, os estudantes vivem três contextos artísticos e de criação de jogos distintos: a Universidade Lusófona (Portugal), a LUCA School of Arts (Bélgica) e a Aalto University (Finlândia).
O objetivo do programa é preparar os alunos para criarem experiências de jogo relevantes e transformadoras, através do contacto direto com a indústria e da exploração de temas com impacto social. A parceria com a Câmara Municipal de Óbidos e a integração no FOLIO são exemplos dessa ligação.
Esta foi a segunda ediçao da iniciativa em Óbidos e, mais uma vez, conta com o apoio do Município, que inclui este tipo de ações na sua estratégia de dinamização do território, baseada na criatividade e na inovação, com os videojogos a desempenharem um papel central.