
Gala dedicada a Bizet abre Festival de Ópera de Óbidos com casa cheia
Foi com lotação esgotada e num ambiente carregado de emoção que o Festival de Ópera de Óbidos (FOO) deu início à sua mais recente edição, este sábado à noite, no coração do Parque Tecnológico de Óbidos.
A noite inaugural do festival, este ano sob o tema “Tolerância e Irreverência”, ficou marcada por uma gala inteiramente dedicada ao compositor francês Georges Bizet.
A Orquestra de Câmara Portuguesa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat proporcionaram uma experiência musical intensa, transformando o palco num verdadeiro laboratório de emoções. Consigo, os solistas Cláudia Ribas, Beatriz Maia, João Fernandes e Marco Alves dos Santos mostraram que, mesmo na era das máquinas, a voz humana continua a ser a tecnologia mais poderosa para unir as pessoas.
O desempenho dos artistas foi recebido com entusiasmo e rasgados elogios do público, que encheu o espaço do Parque Tecnológico, mostrando que a ópera pode, e deve, sair dos espaços convencionais para surpreender em novos ambientes.
Assim se iniciou mais uma edição do FOO, prometendo manter viva a chama da arte lírica com uma programação ousada e repleta de significado, até 21 de setembro.
O festival prossegue dia 11 de setembro com o recital de jovens talentos “Da Distância e do Desejo”, pelas 18h00, no Museu Abílio de Mattos e Silva.
Programa completo, disponível em https://festivaloperaobidos.pt/.