“UM SILABÁRIO POR RECONSTRUIR III” em exposição na Galeria novaOgiva
No âmbito do programa comemorativo “Óbidos, 10 anos de Cidade Criativa da Literatura da UNESCO 2025-2025”, está patente, até 15 de fevereiro, na galeria novaOgiva, a exposição “Um silabário por reconstruir III”.
Trata-se de um projeto expositivo, artístico nacional de curadoria itinerante, com o objetivo de explorar a
linguagem visual e a sua interpretação através da arte contemporânea. Fazem parte da sua criação quatro exposições com obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado em depósito no CACC, as novas
aquisições (2019-2022) da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, e obras da Coleção Caixa Geral de
Depósitos e da Coleção António Cachola.
As quatro exposições mostram ao público cerca de 120 obras de 80 artistas nacionais e estrangeiros, num projeto que integra também uma publicação alargada com apresentação das obras e textos de reflexão em torno do processo criativo e dos autores.
Depois de Coimbra (CACC) e Elvas (MACE), a exposição permanece agora em Óbidos (Galeria NovaOgiva, de 13 de dezembro a 15 de fevereiro de 2026), rumando depois ao Porto (Culturgest, de 7 de março a 10 de maio de 2026).
Curadoria: José Maçãs de Carvalho e Inês Pinto de Faria
Artistas: Alice dos Reis, Andreia Santana, Bruno Zhu, Cristina Ataíde, Daniela Krtsch, Dayana Lucas, Eduardo Batarda, Fernão Cruz, Francisco Tropa, João Penalva, Jorge Molder, José Pedro Croft, Luísa Cunha, Mané Pacheco, Noé Sendas