
Última grande obra de Raúl Ruiz com filmagens em Óbidos
Algumas das cenas do filme “As Linhas de Torres”, última obra de Raúl Ruiz, foram filmadas em Óbidos, de 18 a 21 de janeiro. O filme contou com a participação de muitos jovens membros da comunidade Obidense, fazendo o papel de figurantes e soldados, participantes na grande batalha das tropas de Napoleão durante as Invasões Francesas, em Portugal.
Este filme criou um murmurar no mundo do cinema desde a sua apresentação no Festival de Cannes, contando já com a participação confirmada de alguns atores de renome como John Malkovich, Soraia Chaves, Gonçalo Waddington, Maria João Bastos, Ricardo Pereira, entre muitos outros.
Pouco tempo depois de ter anunciado o seu próximo trabalho no Festival de Cannes, que dava pelo nome de “Linhas de Torres Vedras” (Lines of Wellinghton, título original), foi com grande tristeza e sentimento de perda que o mundo do cinema viu partir Raúl Ruiz, realizador e produtor conceituado.
Mas o produtor Paulo Branco decidiu realizar na mesma esta longa-metragem (ele que já estava como o produtor designado desde o início do projeto), um filme baseado na obra de Carlos Saboga “Guerra e Paz em Portugal”.