
Primeiro ano da Escola Municipal com novidades e já com resultados
Começou hoje, 18 de setembro, mais um ano letivo, em Óbidos. Um ano que será marcado por um vasto conjunto de novidades, englobadas no projeto global da Escola Territorial. O presidente da Câmara deu as boas vindas a toda a comunidade escolar, anunciou resultados e novos projetos, mas, acima de tudo, agradeceu o empenho de todos: “Quero fazer aqui um agradecimento a todos, pais, alunos, professores, animadores e auxiliares pelo trabalho desenvolvido.”
Na lista de novidades que trazia, Humberto Marques deu destaque às equipas educativas. “Este é o primeiro ano que vamos ter equipas educativas, que vão permitir a articulação entre todos os atores, professores, animadores, alunos”. “Este é um esforço coletivo”, sublinhou o presidente da autarquia, dando, mais uma vez, ênfase “à educação centrada no aluno”.
Outra das novidades para o ano letivo 2015/2016 passa pela criação, no terceiro ciclo, de uma nova disciplina curricular, “mais virada para as áreas da programação”, explicou Humberto Marques, justificando esta aposta na necessidade que o mercado de trabalho tem nesta área da programação informática.
O programa Inovar é outra das novidades, ou seja, uma aplicação que vai permitir “desburocratizar a ação do professor e vai, ao mesmo tempo, permitir a todos os encarregados de educação fazer o acompanhamento sistemático, mesmo não vindo à escola, do percurso escolar dos seus educandos.
Humberto Marques destacou ainda os resultados dos exames nacionais, o que levou o autarca a fazer “um agradecimento especial aos professores pelo trabalho desenvolvido no último ano letivo”. “Estamos a subir paulatinamente e de forma sustentada”, sublinhou, dando o exemplo da média nacional do 12.º ano à disciplina de matemática, “que foi de 12, e no nosso agrupamento foi de 14,3”. “Há motivos para estarmos confiantes e orgulhosos”, frisou, concluindo que “ este é um trabalho que não se faz de um ano para outro”.
Bons resultados nos exames nacionais
Os resultados dos exames no terceiro ciclo e secundário, dos alunos de Óbidos, este ano, são superiores às médias dos últimos anos. Estes são os primeiros resultados da nova aposta no ensino, em Óbidos, cujas mudanças começaram no ano letivo de 2014/2015.
As médias dos exames nacionais dos alunos de Óbidos, no ano letivo 2014/2015, subiram e representam os primeiros resultados efetivos da aposta do Município no ensino assente no território que antecipou a Escola Municipal.
Dos dados recolhidos, destaque para os valores na disciplina de Língua Portuguesa, onde os alunos do terceiro ciclo estão acima da média nacional. Também no 12.º ano há excelentes resultados nas disciplinas de Português e Matemática.
Início do ano letivo e número de alunos
As apresentações aos alunos aconteceram no dia 18 de setembro. No Complexo Escolar dos Arcos foi às 08h30, seguindo-se às 09h45 no Complexo Escolar do Alvito e às 11 horas no Complexo Escolar do Furadouro. Na Escola Josefa de Óbidos, as apresentações ao 7.º ano foram às 09 horas, 8.º e 9.º anos às 11 horas, secundário às 15 horas e cursos EFA às 20 horas. As apresentações para os jardins-de-infância acontecem dia 21 de setembro, a partir das 9 horas.