
Peças com História nos Museus d’Óbido
Nos Museus de Óbidos (Municipal, Paroquial e Abílio), para além de encontrar três coleções de arte – pintura, objetos de culto e cenografia/figurinismo – vai encontrar artefactos que se destaquem pela sua história e pela importância que tiveram na vida da comunidade.
Este mês de março falamos de um oratório, muito vulgar nas casas portuguesas de famílias abastadas.
Oratório
Séc. XVIII (2ªmetade)
Madeira policromada e dourada, aplicação de talha
258x117x57cm
Características:
Móvel muito característico das casas portuguesas, sobretudo das mais abastadas, sendo o reflexo da intimidade da casa, em que os fiéis tinham, além das suas obrigações quotidianas, uma devoção acrescida a diversos santos, a quem recorriam usualmente em oração ou mesmo permitindo aos sacerdotes oficiar algumas celebrações recorrendo ao oratório.
Descrição da obra:
Esta peça, eventualmente da transição do reinado de D. José I para o de D. Maria I, apresenta uma estrutura composta por dois elementos: o inferior é uma cómoda, que serve de suporte a um alçado, uma espécie de maquineta de grandes dimensões, resguardando com duas portas que, abertas de par em par, oferecem a visão de dois santos em pintura (também características do elemento piedoso e devocional português) e, no interior do oratório, a disposição das restantes imagens de vulto (cujas invocações não conhecemos).
Representações:
Portada esquerda – figura de São Francisco de Assis;
Portada direita – representação de São Domingos de Gusmão.