Óbidos lidera ranking dos municípios de pequena dimensão com melhor desempenho financeiro
Óbidos foi o município de pequena dimensão com o melhor desempenho financeiro em 2024, seguido de Murtosa (Aveiro), Santa Cruz das Flores (Açores) e Penedono (Viseu), conclui o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, divulgado esta terça-feira, e no qual figura uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico do ano passado.
Os resultados agora divulgados são motivo de orgulho para Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, e o reflexo da gestão que tem vindo a ser adotada.
“Tem sido vital apostar na promoção do território e na consolidação da Marca Óbidos. A nossa estratégia passa por uma dinamização contínua e diversificada de eventos, capazes de atrair diferentes públicos – desde os de cariz mais cultural, aos imersivos e desportivos. Esta aposta tem fortalecido a economia local e gerado oportunidades em múltiplos setores”, sustenta.
Por outro lado, também “a promoção turística em certames internacionais tem dado frutos”. “Dar a conhecer o que de melhor se faz em Óbidos, a qualidade das suas gentes, e o enorme potencial do território, é determinante para o sucesso que hoje se reconhece. O respeito pelo passado e pela identidade histórica do concelho, aliado a uma visão estratégica de futuro, têm sido as bases de uma gestão equilibrada e sustentável”.
De acordo com o presidente da autarquia, “Óbidos beneficia ainda de uma posição geográfica privilegiada – com excelentes acessibilidades, proximidade ao aeroporto e um património material e imaterial de enorme valor, complementado pela Lagoa e pela Costa Atlântica. Tudo isto faz de Óbidos um território de excelência para viver, visitar e investir”.
Não menos importantes têm sido “as políticas públicas implementadas nos últimos anos – nas áreas da Educação, Ação Social, Cultura, Desporto e Habitação, entre outras”. “Têm sido decisivas para tornar o concelho mais coeso e atrativo. A segurança, a conectividade e a qualidade de vida são hoje marcas distintivas de Óbidos”.
Na sua opinião, “os resultados do Anuário Financeiro refletem o rigor na gestão, a autonomia financeira e a aposta contínua na valorização do território e das pessoas. É o reconhecimento de um trabalho coletivo, sustentado e orientado para o futuro. Este é o resultado do trabalho sob orientação política que os recursos humanos do Município de Óbidos implementam de forma exemplar”.
Sobre o Anuário Financeiro
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses agora publicado apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico de 2024, incluindo ainda uma análise detalhada do setor empresarial local.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024 é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), coordenado por Maria José Fernandes, membro do CICF, tendo ainda como autores Pedro Camões, da Universidade de Aveiro, e Susana Jorge, da Universidade de Coimbra e membro ao Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.