Município pede cuidado a agricultores do concelho

A Câmara Municipal de Óbidos, através de carta aberta à população e de um folheto explicativo, informa todos os munícipes, em especial agricultores, sobre um problema que pode chegar até nós, o Fogo Bacteriano.

Trata-se de uma doença que afeta principalmente árvores de fruto e plantas ornamentais, o que se torna uma preocupação principalmente na Zona Oeste, que representa uma grande fatia da superfície rural do nosso País.

Embora existam grupos de pesquisa em todo o Mundo a tentar encontrar uma resposta para esta questão, ainda não há um tratamento completamente eficaz para a doença. Por isso, a autarquia, sem alarmismos, quer informar a população sobre a doença e dar alguns conselhos importantes de como a evitar o Fogo Bacteriano, salvaguardando, desta forma, um setor bastante importante para a economia do concelho e da região.

Medidas de precaução:

Se tem plantas ornamentais no seu jardim como a Piricanta, Nespereira Ornamental, Mostajeiro, Amalanqueiro Pilriteiro, Cotoneaster e Photinia, substitua-as por outras, pois trata-se de plantas que são altamente sensíveis e potencialmente fonte de contaminação para fruteiras;

Se tem marmeleiros, nespereiras, pereiras, macieiras no seu quintal ou jardim com sintomas da doença, como folhas com aspeto queimado, flores secas, entre outros, deverá contactar a Direção Regional de Agricultura da sua área;

Se tiver algum vizinho amigo ou familiar deve alertar para os cuidados que deve ter.

A Câmara Municipal de Óbidos salienta que este agente não representa qualquer tipo de perigo para a saúde pública.

Press Release (Pdf)

Other Articles