
Just a Change oferece cabazes de Natal
O Município de Óbidos, no âmbito do programa Re-Habitar – Obras de Conservação, Reparação ou Beneficiação de Habitações Degradadas, tem procurado desenvolver iniciativas que visam a resolução de situações onde se verifique ausência de condições de habitabilidade em residências permanentes de agregados familiares residentes no Concelho de Óbidos, com comprovada carência económica. Este programa pretende promover a qualidade de vida das populações, através de obras de conservação, reparação, ou beneficiação de habitações degradadas, que devolvem a estes domicílios condições de habitabilidade consideradas necessárias às famílias em causa. Trata-se de contribuir para a reabilitação urbana do concelho de Óbidos e, simultaneamente, para a dignificação das condições de vida dos munícipes desfavorecidos deste Concelho.
O Just a Change é uma Associação Sem Fins Lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas, tendo como principal objetivo a luta contra a pobreza habitacional em Portugal, mobilizando todos os recursos necessários à execução de obras, nomeadamente através da mobilização de jovens voluntários, no sentido de devolver dignidade habitacional às famílias mais necessitadas.
Através do seu programa Portugal Rural, e na sequência de um convite por parte do Município de Óbidos, o Just a Change promoveu uma campanha de reabilitação de cinco casas na área geográfica do concelho de Óbidos, através da mobilização de recursos humanos e logísticos, contribuindo para a criação de melhores condições de habitabilidade, acreditando que estas asseguram uma maior coesão familiar para os agregados em causa.
Tratou-se de um programa intensivo de reabilitação, com duração de 10 dias, de 15 a 25 de Agosto de 2016, no qual cerca de 40 jovens voluntários do Just a Change, cinco técnicos de obra contratados e uma equipa de apoio e suporte do Município e das respetivas Juntas de Freguesia, levaram a cabo diversas intervenções em cada casa.
Na sequência desta ação, e apostando no reforço da ligação que os une aos beneficiários, os voluntários envolvidos deslocaram-se a Óbidos, no passado dia 22 de dezembro, para distribuir cabazes de Natal aos agregados familiares que beneficiaram desta ação de solidariedade, que teve um extraordinário impacto social, quer junto dos próprios beneficiários, quer junto da comunidade.