
Jovem de Óbidos no Mundial de Matraquilhos
David Safadinho, morador no Olho Marinho, concelho de Óbidos, é um dos elementos da seleção nacional que, a partir de amanhã, dia 3 de janeiro, participa no Campeonato Mundial de Matraquilhos, a decorrer em Nantes, França, até ao próximo dia 6. O jovem de 19 anos faz parte da seleção nacional, na categoria de juniores.
Segundo David Safadinho, “tudo começou aos 10 anos,” quando acompanhava o irmão a torneios de matraquilhos que se realizavam na região. “Observava os outros jogadores fazerem fintas rápidas e comecei a questionar-me se também não seria capaz de o fazer e de algum dia vir a ser tão bom como eles”, conta o jogador, recordando que “aproveitava todas as oportunidades que tinha para jogar”.
Depois de algum treino, veio o primeiro torneio, em 2006, onde obteve “um brilhante segundo lugar”, conta. A partir daí, foi continuar a jogar, treinar e brilhar na modalidade. De início jogava com vários companheiros, até que, em 2008, realizou o primeiro torneio com o seu irmão. E o resultado não podia ter sido melhor: primeiro lugar. “Nesse ano entrámos em 5 torneios e ficámos sempre em primeiro lugar. Em 2009 a história repetiu-se e ganhámos vários torneios”.
A partir daqui, foi o salto para a profissionalização. Torneios e mais torneios, muito treino e agora, em 2013, a participação, na categoria de juniores, no Campeonato do Mundo de Matraquilhos. “Fiquei muito feliz, pois fui convocado para a seleção”, sublinha.
David Safadinho, para além de se dedicar aos matraquilhos, é também músico na Banda Filarmónica de A-da-Gorda, onde toca clarinete, e tem participações regulares, como solista, no Coral Nascente, um grupo constituído por amadores, todos residentes e naturais do Olho Marinho.