Exposição com trabalhos do MIT e FAUTL

“Criatividade e Sustentabilidade fazem sentido porque precisamos de mudar as coisas”
Foi inaugurado no passado dia 21 de Outubro, na galeria novaOgiva, em Óbidos, a exposição “Território – Óbidos Comunidade Sustentável e Criativa”. Esta mostra resulta do desafio que a Câmara Municipal de Óbidos fez a duas prestigiadas instituições de ensino – a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e o Massachussetts  Institute Of Technology (MIT), uma das mais consagradas universidades do panorama internacional, para contribuírem com a sua reflexão para a concretização da estratégia de desenvolvimento definida para Óbidos enquanto comunidade criativa e sustentável. O resultado desse trabalho está em exposição até 30 de Janeiro de 2012.

Segundo Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, este trabalho “é muito importante para as comunidades do concelho e para o seu processo de desenvolvimento”. Trabalhar com estas universidades e com os seus alunos acabou por ser “uma oportunidade de pegar num conjunto de perspectivas e provocar aquilo que a comunidade precisa, ou seja, planear o seu futuro”. O autarca explicou que o que está a ser feito insere-se “numa estratégia aberta” de convidar a comunidade a participar, “provocando a discussão”, uma vez que há “um caminho intenso, em 2012, para apresentar uma proposta de revisão do Plano Director Municipal à população do concelho”.

Telmo Faria explicou que “a criatividade e a sustentabilidade não são apenas dois bonitos nomes novos que aparecem na agenda política local. Eles fazem sentido porque nós precisamos de mudar as coisas”, sublinhou, acrescentando que, “para que o concelho de Óbidos continue a fazer um processo muito forte do ponto de vista de mudança, que iniciou há quase uma década, necessita de se fortalecer por aqui”.

Recorde-se que há um ano realizou-se, em Óbidos de um workshop com alunos da UTL e do MIT que esteve centralizado no desenvolvimento do planeamento urbano e soluções de mobilidade-on-demand (MoD) para o Município de Óbidos. MoD é um sistema que consiste numa frota de bicicletas ou veículos eléctricos leves, colocada em estações de carregamento eléctrico, estrategicamente distribuídas por toda a área servida.

O resultado de todo este trabalho está exposto em quase 90 painéis, na galeria novaOgiva. As propostas dos alunos contemplam soluções de ordenamento territorial e mobilidade urbana para todas as freguesias do concelho (A-dos-Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau) que, de acordo com Telmo Faria, “poderão vir a ser incluídas na revisão do Plano Director Municipal” que a autarquia espera ter em fase de consulta pública no primeiro semestre de 2012.

Calendário de apresentação de propostas por freguesia (download Pdf)

Other Articles