Entrega de prémios Arrisca C decorreu em Coimbra

Decorreu dia 14 de janeiro, no Auditório Laginha Serafim, no Pólo II da Universidade de Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Arrisca C, que contou com a presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, da Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira; do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo.

O Parque Tecnológico de Óbidos atribuiu o prémio “Indústrias Criativas” ao empreendedor Diogo Pereira, que apresentou a “Cadeira Marsupial”, uma peça de design orgânico atrativo, que, segundo o designer, “fomenta a contemplação da paisagem circundante, símbolo do regresso ao pátio mediterrânico, como local de convívio e espaço de apreciação de estrelas, em oposição ao lazer através das redes sociais digitais”.

A peça foi desenhada com as novas tecnologias de modelação 3D, em que é lida por interface CNC e esculpida através do ficheiro digital. Esta é a primeira peça de uma linha de produtos já em desenvolvimento e que irá contar com o apoio do Parque Tecnológico de Óbidos.

Destaque ainda para um conjunto de empreendedores do Parque Tecnológico de Óbidos que apresentaram o projeto Ultracarpo e que venceram os prémios da SONAE, no valor de 3.000€ e o da IDD, no valor de 1.500€.

Arrisca C

Nesta edição, foram 361 os empreendedores que acreditaram na força das suas ideias e colocaram à prova a sua capacidade para inovar. Ao todo, foram 156 projetos que ousaram arriscar nas mais diversas áreas do conhecimento: da saúde, à logística, das tecnologias de informação, à gastronomia regional, muitos foram os candidatos e inúmeras as ideias criativas. Destes 156 projetos, 114 apresentaram-se ao Concurso de Ideias; 24 ao Concurso de Plano de Negócios e 18 ao Concurso de Provas de Conceito.

Os mais de 200 mil euros em prémios foram uma motivação extra para os candidatos, que não tiveram receio em mostrar as novas tecnologias e as ideias originais das mais distantes regiões portuguesas. De norte a sul do País, o Arrisca C 2012 veio fortalecer, definitivamente, uma das maiores iniciativas europeias na área do Empreendedorismo e da Inovação.

Organizadores

A organização da edição de 2012 do Arrisca C contou com a participação dos seguintes parceiros: Universidade de Coimbra, AAC – Associação Académica da Universidade de Coimbra, IPC – Instituto Politécnico de Coimbra, IPL – Instituto Politécnico de Leiria, IPN Incubadora – Instituto Pedro Nunes, ACIC- Associação Comercial e Industrial de Coimbra, CEC – Clube de Empresários de Coimbra, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, iParque-Coimbra Inovação Parque, Biocant Park, IDD – Incubadora D. Dinis, Obitec – Parque Tecnológico de Óbidos e a inclusão de um novo membro: a NERLEI.

Apoio / patrocinadores

Entre os patrocinadores do Arrisca C 2012, destacam-se: Inov C, AICEP, IDDNet, Portugal Ventures, ISA/Smat Ventures, Bluepharma/a2b, Critical Software, DC Ventures, Fundação PT, Câmara Municipal de Coimbra, SONAE, IAPMEI, IEFP, Portucel/Soporcel, NOVOTECNA/FABLAB, Garantia Mútua, Delta Cafés, IPDJ, Bluetrend, Fósforo, Jornal Público, UCV – Televisão, Universia.

Press Release (Pdf)

Other Articles