“É um investimento que fazemos nos vossos filhos”

O Parque Tecnológico de Óbidos iniciou o projecto deCode – Academia de Programação. Uma iniciativa que se destina a todas as crianças e jovens, dos 6 aos 18 anos, que tenham interesse em construir jogos, animações interativas, ou outras aplicações multimédia.

No dia do lançamento, que aconteceu no Parque Tecnológico de Óbidos, no passado dia 27 de janeiro, Miguel Silvestre afirmou que esta ação é muito importante para todos. “Temos um problema no mundo, que nos leva a lançar este projeto”, disse, explicando que “em Portugal temos 10 mil postos de trabalho por preencher com pessoas com competências nesta área da programação”.

O diretor do Parque Tecnológico garantiu ainda que, “na Europa, até 2020, estima-se que seja necessário 1 milhão de pessoas nesta área”, acrescentando que “há aqui mercado”. “Não queremos que todos sejam programadores, mas há aqui uma mensagem que queremos transmitir que é que acreditamos que, no futuro, isto vai ser tão importante como saber falar inglês”. A Academia de Programação é uma tentativa, “à nossa medida, à nossa escala, para começar a dar alguma resposta para esta questão, que é mundial”, concluiu Miguel Silvestre.

Perante uma sala cheia de pais e alunos, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos enalteceu a forte participação por parte da comunidade. “É uma enorme alegria ter esta multidão aqui, quando a nossa expectativa era baixa face a uma nova temática”. Humberto Marques assegurou que este projeto “é um investimento que estamos a fazer nos vossos filhos e para benefício dos próprios alunos”. “A procura é tão grande face à oferta, que nos próximos anos vai ser fácil”, afirmou o autarca.

Recorde-se que o projeto já se iniciou e teve uma adesão de mais de 100 alunos de todo o concelho de Óbidos. O primeiro grupo, com apoio da Impactwave, começou já a ter aulas, sendo que o segundo grupo, com apoio do Instituto Politécnico de Leiria, começará no próximo mês. A formação acontece às terças, quartas e quintas, das 17h30 às 19h00, no Parque Tecnológico de Óbidos.

Press Release (pdf)

Other Articles