
Concerto “Entre Nós” celebra Dia Mundial da Poesia com homenagem a Armando da Silva Carvalho
O Convento de São Miguel, em Gaeiras, foi palco, no passado sábado, 22 de março, de um concerto integrado no projeto “Entre Nós”. Uma iniciativa que prestou homenagem ao poeta obidense Armando da Silva Carvalho, e que assinalou o Dia Mundial da Poesia.
Para concretizar esta homenagem, e partindo do projeto “Entre Nós”, o público assistiu a uma reinterpretação, releitura e reinvenção de alguns dos poemas de Armando da Silva Carvalho, momento que contou com a participação da compositora Melanie Russo.
Procurando recriar o ambiente da artista e o ambiente do poeta Armando da Silva Carvalho, foi desenhada uma sala dedicada, com duas secretárias colocadas frente a frente, em representação dos dois universos criativos.
Na da Melanie Russo, objetos, velas e um metrónomo – pela sua ligação à música – pretenderam demonstrar o seu processo de interpretação e construção à volta dos cinco poemas escolhidos para interpretar e musicar. Na secretária do poeta, foi recriada a “sua” secretária, com vários manuscritos originais do autor, a sua máquina de escrever, e algumas das obras que o acompanhavam sempre no processo de criação, além da folha branca, algo que sempre o entusiasmou enquanto criador.
Antes do concerto iniciar, na Capela, José Manuel Vasconcelos, poeta, ensaísta, crítico e tradutor e grande amigo de Armando da Silva Carvalho, apresentou o poeta obidense.
A noite contou com atuações marcantes dos jovens valores Melanie Russo (composição, arranjos, piano e voz), Guilherme Sedas (guitarra e voz), Beatriz Ferro (voz), Leonor Reis (voz) e Miguel Cascais (voz), proporcionando ao público uma experiência artística envolvente.
Nesta homenagem marcaram presença alguns membros da família de Armando da Silva Carvalho.
Para a vereadora Margarida Reis, esta iniciativa foi “extraordinária”. “Este projeto tem muita essência no seu conteúdo e no modo como foi desenvolvido só com jovens do concelho e em tão pouco tempo”, salientou, orgulhosa da prestação dos artistas que subiram ao palco.
O concerto teve como base a obra poética de Armando da Silva Carvalho, natural do Olho Marinho, com os seus poemas a serem transformados em arranjos musicais e interpretações únicas que ecoaram na atmosfera especial do Convento de São Miguel.
Este evento reforça a aposta cultural do município e a importância da ligação entre a literatura e a música, homenageando grandes nomes da poesia e incentivando novas gerações a explorar a arte em diferentes expressões.
Recorde-se que o projeto “Entre Nós” nasceu no Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, com o propósito de apoiar talentos emergentes do concelho, oferecendo-lhes a oportunidade de partilhar as suas visões e paixões. Pretende-se que cada apresentação seja uma celebração da energia e da emoção que só a arte ao vivo pode proporcionar.
Através de uma variedade de eventos, desde exposições até performances emocionantes em espaços públicos, o objetivo é celebrar a diversidade criativa, promovendo a valorização da literatura e da música local.
O Dia Mundial da Poesia foi também assinalado com outras duas instalações, patentes em duas sacristias do Convento de São Miguel. Uma alusiva ao projeto “Palavras da Nossa Terra”, a cargo de poetas do concelho, e outra sobre o projeto “wr3ad1ngd1g1t5”, que juntou artistas portugueses e polacos na construção de uma experiência ciberliterária.