
Comunidade sénior reúne-se em “Faz-se História com Memória” com teatro para estimular a mente
A atividade “Faz-se História com Memória”, integrada no Festival de Teatro de Óbidos, reuniu a comunidade sénior do concelho num momento de convívio, partilha, reflexão e estimulação cognitiva. Dirigida aos utentes dos Centros de Melhor Idade, esta iniciativa promove o envelhecimento ativo através da expressão teatral e da interação direta com os participantes. A sessão teve lugar no passado dia 23 de junho, na Praça da Criatividade.
Participaram na atividade dez Centros de Convívio, reunindo um total de 177 pessoas, entre as quais 163 utentes e 14 animadoras ou assistentes. Os participantes vieram dos centros da Amoreira (20), Areirinha (26), Arelho (16), Capeleira (14), Gaeiras (17), Olho Marinho (32), Pinhal (12), Sancheira (9), Sobral da Lagoa (7) e Vau (10).
A dinâmica da sessão baseia-se numa conversa encenada, conduzida por um técnico e um ator, que simulam situações ficcionadas relacionadas com várias etapas e dimensões da vida, como a vivência no campo, tradições locais, emigração, festas, namoros e relações pessoais, entre outras.
Ao longo da atividade, com momentos que alternam entre a seriedade e o humor, são lançados desafios a diferentes elementos da plateia para partilharem histórias, expressões populares ou cantigas. Em simultâneo, os participantes são convidados a realizar exercícios que estimulam capacidades como a atenção, a memória, o cálculo e a orientação no tempo e no espaço.