
Complexos escolares apresentam Fábrica da Criatividade
Decorreu nos passados dias 9, 15 e 17 de Junho, nos Complexos Escolares dos Arcos, Alvito e Furadouro, respetivamente, a VII edição de apresentação do Programa Educativo, Fábrica da Criatividade.
Esta apresentação é uma mostra de todos os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo, quer seja no MyMachine, no atelier em colaboração com os professores, na atividade lúdico expressiva e na componente de apoio à família, em articulação com os educadores de infância. É uma mostra que pretende apresentar à comunidade educativa, todas as fases do processo criativo que está integrado nestes diferentes projetos, ou seja, desde a ideia inicial do aluno até à apresentação final do resultado.
As apresentações da Fábrica da Criatividade terminam com a demonstração das animações criadas no projeto Óbidos Anima. Este projeto de Óbidos, que já foi reconhecido mundialmente pela Fundação Evens, é um dos mais claros exemplos da aplicação da criatividade e inovação na escola, sendo uma ferramenta pedagógica que permite diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem, através da construção de novas dinâmicas de grupo e na utilização de recursos tecnológicos diversificados. Este ano, o foco foi a sustentabilidade e o território, com diversos projetos desenvolvidos sobre a biodiversidade e o nosso papel enquanto agentes de mudança.
Recorde-se que a Fábrica da Criatividade é um programa criado pelo Município de Óbidos e pretende desenvolver e promover a criatividade e inovação, na Escola e na Comunidade.
Este programa tem garantido às Escolas D`Óbidos uma projeção mundial, através do desenvolvimento de redes/parcerias ou da visita de professores e diretores de escolas que procuram conhecer melhor este programa. Até ao momento, o programa da Fábrica da Criatividade está conectado com mais de 20 países, de quatro continentes e já recebeu pessoas de países como o Brasil, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha ou do Irão.
Pretende-se que a Fábrica da Criatividade seja absorvida pela comunidade como uma estratégia que prepara as futuras gerações para desafios cujo conteúdo pouco se conhece e padrões de vida diferentes daqueles que vivemos, fomentando uma inteligência emocional e criativa e apostando numa cidadania mais ativa, participada, democrática e responsável. Pretende projetar soluções e ensinar as nossas crianças a pensar o Mundo desta forma.