
Comitiva japonesa procura em Óbidos inspiração para um turismo sustentável
O executivo municipal de Óbidos acolheu esta quinta-feira, 8, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a
visita oficial de uma comitiva da Shikoku Economic Federation, organização que representa empresas e
instituições da região japonesa de Shikoku.
A iniciativa teve como objetivo conhecer de perto a estratégia adotada pelo Município de Óbidos no domínio do turismo sustentável, considerada um exemplo, sobretudo atendendo às características únicas
do território.
“Óbidos é [um município] muito conhecido e tem, parece-nos, um turismo sustentável, ao contrário de muitas cidades japonesas que têm excesso de turistas”, referiu, na abertura do encontro, Keisuke Nagai, presidente da Shikoku Economic Federation.
Ao longo de todo o encontro, os representantes da comitiva japonesa demonstraram um grande interesse
pelas iniciativas levadas a cabo por Óbidos para preservar o seu património histórico e natural, ao mesmo
tempo que promove um modelo de desenvolvimento turístico equilibrado, sustentável e culturalmente enriquecedor.
Foram partilhadas experiências sobre a forma como a vila tem sabido conciliar o aumento da procura turística com a necessidade de proteger os seus recursos, valorizando a identidade local e envolvendo a comunidade – quer através da sua participação nas dinâmicas geradas, nos eventos, quer na preservação do património.
“Óbidos foi designada, em 2015, ‘Cidade Criativa da Literatura da UNESCO’, o que reforçou o nosso compromisso com a Cultura, a Literatura e o Conhecimento, e chancelada, em 2024, pela ONU, como ‘Best Tourism Village’. Mas estes títulos também nos trouxeram responsabilidades acrescidas e um conjunto de regras e objetivos”, começou por referir José Pereira, vice-presidente do município obidense.
No domínio do turismo, “temos tido, de facto, números muito interessantes”. “Em 2023, recebemos 2,3 milhões de visitantes, número que cresceu, em 2024, para os 2,7 milhões. O Castelo não ‘aumenta’, está igual, o que exige uma gestão diária por parte do município” para que o turismo em Óbidos seja efetivamente sustentável, apontou.
A estratégia de ativação territorial iniciada em 2001, ancorada nos grandes eventos, foi fundamental para a entrada de Óbidos na rota mundial do Turismo. “O Mercado Medieval de Óbidos, o FÓLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, o Óbidos Vila Natal, o Festival Internacional de Chocolate ou o Óbidos Vila Gaming” mantêm Óbidos a pulsar de visitantes e de turistas, durante todo o ano. “Mas todos estes eventos ocorrem dentro das muralhas. Por isso, a gestão que fazemos – tendo sempre presente o cuidado com o património, com os espaços, com os moradores, com a comunidade, com o número de pessoas que temos dentro da vila – é um desafio diário”, salientou José Pereira.
“Podemos dizer que o nosso modelo turístico assenta, essencialmente, na valorização do nosso património, na dinamização da nossa economia, de forma sustentável, no envolvimento e compromisso com a comunidade local, e na aposta na criatividade e inovação”.
Esta visita insere-se num esforço contínuo de intercâmbio internacional, com vista ao fortalecimento de laços entre regiões com desafios e ambições semelhantes.