
Celebrações da Semana Santa atraem milhares a Óbidos com momentos de grande simbolismo
A Semana Santa de Óbidos teve início no passado fim de semana, reunindo centenas de fiéis e visitantes que encheram as ruas da vila para participar nas primeiras celebrações de um dos eventos religiosos mais emblemáticos do país. De 12 a 20 de abril, Óbidos volta a afirmar-se como local de profunda devoção e reflexão, integrando, uma vez mais, a Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e da Páscoa.
A tradição voltou a cumprir-se com a colocação da imponente Cruz de Cristo na entrada da vila e com as colchas penduradas nas janelas da Rua Direita, conferindo um ambiente solene e intimista às ruas históricas. No sábado, 12 de abril, o destaque foi para a apresentação dos Tapetes de Flores e Sal na Galeria Nova Ogiva, envolvendo voluntários de todas as freguesias do concelho. Uma ação comunitária que deu cor e simbolismo a este início de celebrações, destacando a participação ativa da população.
Já no domingo, 13 de abril, a Procissão dos Ramos e a Missa de Ramos evocaram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, reunindo fiéis num ambiente de recolhimento e celebração. No mesmo dia, realizou-se a centenária Procissão do Senhor dos Passos, um dos momentos mais marcantes da Semana Santa de Óbidos, que percorreu as ruas da vila ao som de cânticos litúrgicos, numa evocação comovente do caminho de Cristo até ao Calvário.
Este domingo marcou também o arranque da componente cultural e musical do programa, com a abertura da exposição fotográfica Semana Santa em Óbidos, de Uli Schmidt, patente na Casa José Saramago até 11 de maio.
Entretanto, o programa musical tem início esta segunda-feira, 14 de abril, com o concerto In Memoriam Sacrificii, pela Orquestra e Coro da Academia de Música de Óbidos, no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, espaço que acolherá também os concertos dos dias 15 e 16 de abril.
Com uma atmosfera única que une espiritualidade, património e participação comunitária, a Semana Santa de Óbidos prossegue até ao próximo domingo, com diversos momentos de celebração e recolhimento. Entre os destaques dos próximos dias estão o Tríduo Pascal, a Procissão do Enterro e a celebração da Páscoa, convidando todos a viver intensamente o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.