
Biblioteca Municipal de Óbidos celebra 50 anos do 25 de Abril
Na semana dos 50 anos do 25 de Abril, a Biblioteca Municipal de Óbidos assinala esta data com uma programação especial.
No dia 23 de abril, às 21h00, decorre a Noite dos Livros Censurados, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, promovida pela Biblioteca Municipal de Óbidos, que pretende celebrar os livros como resistência e o papel que a literatura tem desempenhado no desafio aos regimes ao longo de séculos. Pretende-se lembrar autores que foram e continuam a ser censurados ou banidos com um conjunto de leituras encenadas.
Ainda no âmbito da Noite dos Livros Censurados, no dia 26 de abril, às 21h30, decorre mais um encontro mensal do Clube de Leitura, desta vez direcionado à censura e à Liberdade.
No dia 27, sábado, entre as 15h00 e as 18h00, acontece uma Oficina de Livros Instantâneos “Quem diz 50 Diz 100 anos depois”, promovida pelo coletivo da Éditions N’Importe Quoi. Esta atividade, direcionada a crianças e adultos, vai focar-se na criação de cartazes e publicações como testemunhos para o futuro que se avizinha. Os participantes serão desafiados a meditar sobre os sentimentos subjacentes à Liberdade, refletindo sobre a força das imagens e das palavras, e serão construídas publicações para serem deixadas às gerações futuras.
Também a partir de 17 de maio estará patente a exposição “25 dias para a Liberdade”, de Marta Nunes. Esta exposição é, nas palavras da ilustradora, resultado de “25 dias que foram ilustrados com conquistas e significados partilhados comigo por pessoas que acompanham o meu trabalho. Porque a Liberdade conquistada em abril permite que hoje se possa participar e dar opinião com esta facilidade, que isso seja visto como algo precioso e não banalizado. Este conjunto é encerrado com algo que acho que devemos lembrar: A Liberdade é de todos, feita por todos e para lutar todos os dias.”
Paralelamente a esta programação, a Biblioteca Municipal de Óbidos também apresenta uma programação para escolas
A oficina “Descobrir Zeca Afonso” vai permitir descobrir a dimensão do homem, do artista, sua vida e liberdade, através das letras de intervenção cantadas em grupo, dos exercícios musicais e de expressão dramática. Os participantes vão desconstruir a presente linha do tempo e aproximar-se da presença imaterial viva deste cantor nos nossos dias.
Esta atividade, a decorrer nos dias 24 e 26 de abril e 8 e 10 de maio, às 10h00, é direcionada ao 1.º, 2.º e 3.º ciclo. Também para o público pré-escolar está disponível uma atividade que vai permitir fazer uma viagem até aos anos antes do 25 de Abril de 1974 e conhecer algumas das histórias que sofreram alterações devido à censura. De uma forma leve, serão abordados temas como a ditadura e a liberdade de expressão, entre outros. A oficina “Essa história não é assim” acontece nos dias 29 de abril e 3 de maio, às 10h30.
Toda a programação é gratuita mediante inscrição prévia para biblioteca@cm-obidos.pt