
Arranca hoje o 59.º Open de Portugal at Royal Óbidos
O regresso do público é a grande novidade do 59.º Open de Portugal at Royal Óbidos, o único torneio português inserido em 2021 no European Challenge Tour, que hoje, quarta-feira, dia 22 de Setembro, inicia o seu programa oficial com a disputa do Pro-Am.
No entanto, há outros pontos fortes do «menu» oferecido este ano em Royal Óbidos: 13 dos 20 campeões de torneios do Challenge Tour de 2021; 3 antigos campeões do Open de Portugal; 5 dos 10 primeiros classificados da Corrida para Maiorca, o ranking da segunda divisão europeia; e 5 dos jogadores que no ano passado mostraram ter-se adaptado bem ao traçado do campo, concluindo a prova no top-10. Este último parâmetro é ainda mais relevante se recordarmos que há um ano havia vários craques do European Tour presentes. Finalmente, como foi anunciado, haverá 15 portugueses, a segunda maior participação nacional de sempre na prova.
O italiano Matteo Manassero é a figura mais sonante em Royal Óbidos, mas o norte-irlandês Michael Hoey e o francês Grégory Bourdy têm igualmente um palmarés de peso.
O Royal Óbidos Spa & Golf Resort recebeu pela primeira vez o Open de Portugal em 2020, mas o contexto de pandemia forçou o evento a integrar uma bolha sanitária decretada pelo European Tour e pelas autoridades portuguesas, cuja principal consequência foi a realização da competição à porta fechada.
Desta feita, o público poderá regressar ao Open de Portugal e visitar o campo desenhado pelo malogrado e saudoso Seve Ballesteros, embora, como salientou o diretor-técnico nacional da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), João Coutinho, «estejam a ser cumpridas todas as normas de segurança decretadas pela Direção Geral de Saúde».
Em 2020, a pedido do European Tour, o torneio distribuiu meio milhão de euros e integrou o calendário oficial da primeira divisão europeia, mas em 2021 regressa ao formato de prova do Challenge Tour, a segunda divisão, com prémios no valor de 200 mil euros, como tinha sucedido em 2018 e 2019.
Para a FPG, a entidade promotora e proprietária do evento, este é o formato que mais retorno dá ao País do ponto de vista desportivo.
«É o evento mais importante do ano para a FPG, porque, para além dos 15 portugueses que vamos ter a competir em Royal Óbidos, tivemos ainda direito a mais 29 convites que foram distribuídos ao longo da época para jogadores nacionais poderem entrar em torneios do Challenge Tour, proporcionando-lhes experiência ao mais alto nível. E a FPG ainda comparticipa algumas das suas despesas», sublinhou João Coutinho.
A realização do Open de Portugal na mesma semana da Ryder Cup é outro aspeto positivo este ano. Não havendo nenhum torneio do European Tour esta semana e com o duelo entre a Europa e os Estados Unidos a decorrer do outro lado do Atlântico, no Wisconsin, a atenção sobre o Challenge Tour será maior.
O torneio reservado a profissionais e amadores de alta competição começa na Quinta-feira, dia 23, às 8h00, e termina no Domingo, dia 26. O Pro-Am joga-se hoje, juntando 22 grupos constituídos por um profissional e três amadores.
Contactos: press@opendeportugal.pt / pressfpg@gmail.com