
Arranca a obra dos Edifícios Centrais do PTO
A OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, entidade gestora do Parque Tecnológico de Óbidos, procedeu ontem ao lançamento da obra dos Edifícios Centrais. Estiveram presentes o Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, Ana Abrunhosa, da Comissão Diretiva do Programa Mais Centro, o arquiteto responsável pelo projeto, Jorge Mealha, e o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos e da OBITEC, Telmo Faria.
Destaque para as declarações do Presidente da OBITEC, que referiu que Óbidos pode ser “um ótimo contribuinte para a região centro enquanto infraestrutura científica e tecnológica, para o aumento da investigação e do PIB da economia criativa. Estamos a criar uma nova centralidade. Acreditamos nas comunidades regionais e que Óbidos está a emergir como uma oportunidade e uma solução no território nacional. Queremos desafiar os empreendedores e apoiar de forma flexível os projetos”.
Por sua vez, o Secretário de Estado mencionou “é com um enorme gosto” que está “em Óbidos, cuja história se mistura com um longo futuro, baseado na criatividade e inovação. O que me agrada neste projeto é a visão, mais do que o edifício, que é apenas uma plataforma para concretizar o que se pretende. O ambiente que vai ser criado vai induzir a criatividade, promover as relações, aumentar a colaboração e cooperação entre atores, criar novas sinergias e vai permitir a criação de novos conceitos, novos produtos e novas abordagens ao mercado”.
O lançamento da primeira pedra foi um xeque-mate à crise. Simbolicamente o Secretário de Estado e o Presidente da OBITEC lançaram a primeira pedra de um jogo de xadrez, desafiando os empresários para continuarem o “jogo”. O xadrez representa estratégia, conhecimento, perseverança, características fundamentais aos empreendedores e que se espera que esteja presente na essência do Parque Tecnológico de Óbidos.
Esta obra marca uma nova fase do projeto, pois permitirá dar resposta aos empresários que procuram Óbidos para instalar as suas empresas e que, de momento, não encontram o espaço físico disponível, uma vez que a incubadora do Parque, o ABC – apoio de base à criatividade, se encontra com a taxa de ocupação máxima, desde a sua abertura.
Sobre os Edifícios Centrais:
A MRG, Engenharia e Construção S.A, é a empresa responsável pela obra, que deve estar concluída ainda em 2013. O valor total da empreitada de construção é de 5,4 milhões de euros, verba incluída no programa estratégico Inov C, liderado pela Universidade de Coimbra. O Inov C pretende desenvolver um ecossistema de inovação na região Centro e permite ao Parque Tecnológico de Óbidos, um dos parceiros nucleares do programa, o acesso a apoio comunitário, através do QREN, destinado a parques de ciência e tecnologia e a incubadoras de base científica e tecnológica. A percentagem de apoio comunitário negociada é de 85 por cento.
Os edifícios terão uma área total de construção superior a 4.000m2, o que vai permitir aumentar a oferta e as alternativas existentes para as empresas e empresários. Esta é uma oferta que permitirá disponibilizar melhores condições de instalação, de infraestrutura tecnológica, de cooperação entre as empresas e instituições parceiras (com destaque para a Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria e a ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação), mais serviços de apoio e excelentes condições de trabalho. Para além dos serviços existentes, das acessibilidades, da proximidade a Lisboa e da possibilidade de apresentação de candidaturas em projetos com apoio comunitário, que a equipa gestora já oferece às empresas, o Parque passará a contar, com os novos edifícios, ainda com mais argumentos para a instalação de empresas.
Edifício 1
- 4 lojas
- 15 unidades de escritório
- Data center
- Espaço lounge
- Restaurante
- Núcleo de I&D de chocolate
- Unidade de gastronomia molecular
- Salas de reuniões e de formação
Edifício 2
- 4 gabinetes
- 39 salas de escritório
- Fablab
- Salas de reunião e formação
- Auditório
– Carlos Oliveira – Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação (mp3)
– Telmo Faria – Presidente da Câmara Municipal de Óbidos e da OBITEC (mp3)