
Arqueólogos descobrem mais um caminho do séc. XVII
O futuro Espaço Criativo José Joaquim dos Santos tem sido objeto de trabalhos arqueológicos para a colocação de infraestruturas exteriores. Estes trabalhos encontram-se a cargo do Serviço de Arqueologia.
Na Rua do Castelo e no Largo do Beneficiado Seixas, realizou-se o acompanhamento da abertura de uma vala para drenagem de águas, a qual permitiu a ligação entre a nova caixa de visita e a caixa de visita existente na Rua do Coronel Pacheco. Sob depósitos contemporâneos e modernos, detetou-se a continuação de um pavimento de rua empedrado, atribuível ao séc. XVII. Tinha uma inclinação parecida com a inclinação da calçada atual. Sob depósitos medievais cristãos, identificou-se duas estruturas em pedra sem argamassa, correspondendo a um muro (ou parede) e a uma fundação. Dada a profundidade da vala, não se recolheram elementos suficientes para determinar a época de construção das estruturas.
Também no Largo do Beneficiado Seixas, procedeu-se ao acompanhamento da abertura de uma vala para telecomunicações, não se tendo verificado a existência de quaisquer realidades com valor arqueológico. Em termos técnicos, efetuou-se a reabertura de uma vala pré-existente.
Os trabalhos arqueológicos possibilitaram uma melhor compreensão da evolução urbanística na área da Porta do Vale, porque um espaço edificado na época medieval encontra-se convertido em espaço público na época moderna.