
Acquawise promove formação em Óbidos
A Acquawise Consulting, empresa do Parque Tecnológico de Óbidos, promoveu, no passado dia 25 de setembro, uma ação de formação em Controlo de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água, em colaboração com o seu parceiro de negócio, Joaquim Sousa, professor do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e especialista em controlo de perdas de água. Estiveram presentes técnicos de 6 entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água para consumo humano: Município de Sabugal, Município de Condeixa-a-Nova, SMAS de Leiria, INOVA Cantanhede, Águas do Ribatejo, Águas de Santarém e EPAL. No total, a ação de formação, que se realizou no Convento de S. Miguel das Gaeiras, contou com 20 participantes.
Desde alguns anos a esta parte que a problemática sobre os valores elevados de perdas que se registam nos sistemas de abastecimento de água em Portugal é amplamente discutida, sem, contudo, se verificar uma evolução positiva, neste âmbito. Uma entidade gestora de um sistema de abastecimento de água deve ser capaz de proporcionar aos seus clientes um serviço de elevada qualidade, a um preço eficiente e justo e dentro de uma perspetiva ambientalmente sustentável e de salvaguarda da saúde pública.
As perdas de água constituem uma das principais fontes de ineficiência das entidades gestoras de abastecimento de água. A importância deste tema é tal que alguns objetivos e metas do Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais 2007-2013 (PEAASAR II) lhe são especificamente direcionados. Este preconiza, para o abastecimento de água, uma meta de mais de 80% de água captada que é efetivamente utilizada e não perdida. Não esquecendo ainda a recomendação do regulador do setor (ERSAR) que exige um nível de desempenho de 20% e de 5% para as entidades em baixa e em alta, respetivamente, para o indicador “Água não faturada”.
Sobre a Acquawise
A Acquawise Consulting é uma empresa sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos especializada na operação, gestão e segurança dos sistemas de abastecimento de água. O seu objetivo principal é apoiar as empresas de água públicas e privadas a implementarem práticas de gestão e operação mais eficientes, reduzindo custos e garantindo a segurança e a qualidade da água fornecida.