Óbidos parceiro português do projeto europeu “Naturally Local”
O Município de Óbidos é o parceiro português do projeto europeu “Naturally Local”, uma iniciativa que está a ser desenvolvida, em consórcio, e que visa melhorar e desenvolver instrumentos de políticas ambientais baseadas na Natureza em nove regiões europeias: Eslovénia – país coordenador e leading partner desta candidatura – Alemanha, Polónia, Espanha, França, Letónia, Montenegro e Suécia.
O consórcio inclui nove autoridades públicas das cinco zonas do Programa Interreg Europe, que financia este projeto em cerca de dois milhões de Euros. Oito participantes compreendem pequenas comunidades locais (municípios), sendo o nono um governo distrital.
No caso de Óbidos, “cidade património”, as ações a desenvolver terão como objetivo mitigar os riscos a que o território está exposto no que respeita a alterações climáticas, e que estão ligados, sobretudo, à sua vulnerabilidade a incêndios florestais. Uma vulnerabilidade que pode aumentar devido à subida das temperaturas, períodos de seca e a eventos extremos cada vez mais frequentes.
Com o “Naturally Local”, o município pretende integrar o conceito de Soluções Baseadas na Natureza nas suas políticas, e vê a sua participação como uma oportunidade de cooperação que permitirá desenvolver práticas que poderão ser replicadas noutros territórios.
O projeto já está em curso desde maio de 2025 e a primeira reunião presencial de coordenação, dirigida pelo leading partner, em Selnica ob Dravi, na Eslovénia, decorreu em 30 de setembro e 1 de outubro de 2025, com a participação dos elementos do Município de Óbidos envolvidos neste projeto.
Refira-se que o Interreg Europe é um programa de cooperação inter-regional, cofinanciado pela União Europeia, empenhado em reduzir as disparidades nos níveis de desenvolvimento, crescimento e qualidade de vida – nas e entre regiões europeias.