Esménio Beirão vence Corrida do Chocolate
Esménio Beirão foi o grande vencedor da 6.ª edição da Corrida do Chocolate, que teve lugar na tarde deste sábado, ao completar a distância de 10 kms, com partida e chegada junto ao Posto de Turismo de Óbidos, no tempo de 33m19s. O atleta dominou a prova e venceu com uma vantagem de 27 segundos sobre César Isidro (Clube de Atletismo de Óbidos), que terminou a corrida em 2º lugar e foi o vencedor do escalão de veteranos 35. O pódio foi completado por Paulo Martins (GDR São Francisco da Serra), que concluiu a corrida em 33m52.
Em femininos, a vitória coube a Ana Rodrigues (Saca Trilhos Anadia), com o tempo de 39m07s, à frente de Adriana Coelho (Vieirense) e Susana Jorge (Leilão), que fecharam o pódio.
Com 1083 inscritos, 455 na caminhada de 6 kms (316 do género feminino) e 628 na corrida de 10 kms, a 6ª edição foi a mais concorrida de sempre, confirmando a evolução de uma prova que cada vez ganha maior expressão nas corridas de estrada a nível nacional e que abrilhanta o Festival Internacional do Chocolate de Óbidos.
Em termos coletivos, o Clube de Atletismo de Óbidos foi 2º classificado em masculinos, com o triunfo a sorrir ao ID Vieirense, emblema que também venceu a classificação coletiva em femininos, com Agualva Runners e Clube de Atletismo de Óbidos a terminarem na 2.ª e 3.ª posições, respetivamente.
Em termos individuais, destaque para os seguintes vencedores por escalão: Sara Madureira (CA Óbidos) em juvenis; Pedro Rocha (Vermoil) e Matilde Serrano (individual) em juniores; Aliona Gutu, em veteranos 35; Helder Grosso (Forno do Avô) e Mafalda Sofia (Peniche a Correr) em veteranos 40; José Gomes (Agualva Runners) e Deolinda Lopes (Trail das Areias) em veteranos 45; Romário Almeida (Agualva Runners) e Teresa Carvalho em veteranos 50; Carlos Simões (Vieirense) e Raquel Alves (Agualva Runners) em veteranos 55; Júlio Henriques (Vieirense) e Mariana (Agualva Runners) em veteranos 60; e Jorge Serrazina (CA Óbidos) e Maria Fernandes em veteranos 65.
Na entrega de prémios, que decorreu na Praça da Criatividade, o Clube de Atletismo de Óbidos, nas pessoas de Jorge Serrazina, Miranda e César Isidro, foi alvo de uma homenagem pelo apoio prestado à organização ao longo destas seis edições da prova, bem como à participação constante na mesma.
“Contrariamente ao que estava previsto, devido ao mau tempo, esta foi a melhor edição de sempre da Corrida do Chocolate”, garante a vereadora do Desporto do Município de Óbidos. “O percurso sofreu uma ligeira alteração, o que foi elogiado pelos participantes e o chocolate nunca faltou, tornando-a a corrida mais doce do País. Gostamos de receber atletas de todo o país e verificar que esta prova, para além da vertente desportiva, promove a socialização entre os vários participantes”, refere Margarida Reis.
A Corrida do Chocolate é uma organização da empresa municipal Óbidos Criativa, em parceria com o Município de Óbidos, o Clube de Atletismo de Óbidos e a GanharDestak. Este ano, também o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos marcou presença no evento, tendo oferecido um beberete. A Maçã de Alcobaça foi outro dos parceiros presentes na corrida mais doce do país.